Pessoas invejosas no local de trabalho: 8 dicas para se livrar de invejososSergio RufinoA inveja é um sentimento comum na natureza humana, mas quando se manifesta de forma constante e em excesso, pode se tornar prejudicial não só para quem é alvo da inveja, mas também para quem a sente. No ambiente de trabalho, a inveja pode gerar uma série de problemas, como desmotivação, sabotagem, fofocas, boicotes e até mesmo assédio moral. Se você está enfrentando esse tipo de situação no seu trabalho, confira essas 8 dicas para se livrar de pessoas invejosas.1.Identifique quem são as pessoas
top of page

Pessoas invejosas no local de trabalho: 8 dicas para se livrar de invejosos

A inveja é um sentimento comum na natureza humana, mas quando se manifesta de forma constante e em excesso, pode se tornar prejudicial não só para quem é alvo da inveja, mas também para quem a sente. No ambiente de trabalho, a inveja pode gerar uma série de problemas, como desmotivação, sabotagem, fofocas, boicotes e até mesmo assédio moral. Se você está enfrentando esse tipo de situação no seu trabalho, confira essas 8 dicas para se livrar de pessoas invejosas.


1.Identifique quem são as pessoas invejosas


O primeiro passo para lidar com pessoas invejosas é identificar quem são elas. Às vezes, pode ser difícil saber quem está sentindo inveja, pois muitas vezes as pessoas tentam esconder esse sentimento. No entanto, alguns sinais podem indicar que alguém está com inveja, como críticas excessivas, comentários maldosos, atitudes hostis e falta de reconhecimento pelo trabalho alheio.


"A inveja é uma admiração envenenada". Jean de La Fontaine.


2. Não se deixe abalar pela inveja alheia

Lidar com a inveja pode ser difícil, mas não deixe que isso afete a sua autoestima e confiança. Lembre-se de que a inveja é um sentimento que diz mais sobre quem sente do que sobre você.


"A inveja é uma emoção dolorosa causada pela consciência de inferioridade". Sigmund Freud.


3. Seja discreto sobre as suas conquistas

Evite se gabar das suas conquistas ou exibir seus bens materiais no ambiente de trabalho, pois isso pode despertar a inveja em algumas pessoas. Se você quiser compartilhar suas conquistas com alguém, escolha pessoas confiáveis e discretas.


4. Foque no seu trabalho e nos seus objetivos

Não perca o foco no seu trabalho e nos seus objetivos por causa da inveja alheia. Concentre-se em fazer o seu melhor e alcançar suas metas, independentemente do que os outros estejam fazendo ou pensando.


5. Evite alimentar a inveja com provocações

Não provoque ou alimente a inveja com atitudes provocativas ou arrogantes. Isso só vai aumentar a hostilidade e criar um clima ainda mais tenso no ambiente de trabalho.


6. Estabeleça limites: é importante saber estabelecer limites saudáveis com pessoas invejosas no ambiente de trabalho. Se você sentir que está sendo vítima de comportamentos invejosos, é preciso confrontar a situação de forma clara e assertiva, sem agressões, mas de forma firme.


"Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você". Friedrich Nietzsche.


Ou seja, se você permitir que a inveja dos outros afete a sua vida, isso pode acabar te transformando em uma pessoa amarga e infeliz.


7. Pratique a empatia: apesar do comportamento invejoso ser prejudicial e desagradável, é importante tentar compreender o outro. Muitas vezes, a inveja surge da falta de autoestima e da insegurança. Nesse sentido, a psicóloga estadunidense Brené Brown afirma que "a empatia é a antídoto natural para a vergonha. Se alguém nos oferece empatia, começamos a nos desarmar".


8. Busque ajuda profissional: se você sentir que a inveja está afetando negativamente a sua vida e a sua saúde mental, é importante buscar ajuda profissional. A psicoterapia pode ajudar a lidar com sentimentos de inveja, seja como vítima ou como alguém que sente inveja.


"Tudo o que nos irrita sobre os outros pode nos levar a uma compreensão de nós mesmos." Carl Jung.


Lidar com pessoas invejosas no ambiente de trabalho pode ser desafiador, mas é possível adotar algumas estratégias para minimizar os efeitos negativos dessa situação. Seguindo essas dicas e buscando ajuda profissional, é possível aprender a lidar com a inveja de forma saudável e construtiva, mantendo a sua paz interior e a sua produtividade no trabalho.





bottom of page