O que é ter sucesso profissional?Lumini RHNum mercado cada vez mais concorrido, novas tecnologias e funções, múltiplas demandas, as empresas e os profissionais se reinventam para ter sucesso. Mas é ai que surge uma dúvida: “hoje, o que é ter sucesso profissional?”.A resposta pode variar de acordo com a idade dos profissionais. Lendo algumas pesquisas, descobri que:Ganhar bem não é a principal prioridade dos jovens quando eles pensam sobre os desejos que têm sobre sua vida profissional. Segundo pesquisa sobre os planos futuros de pessoas
top of page

O que é ter sucesso profissional?





Num mercado cada vez mais concorrido, novas tecnologias e funções, múltiplas demandas, as empresas e os profissionais se reinventam para ter sucesso. Mas é ai que surge uma dúvida: “hoje, o que é ter sucesso profissional?”.


A resposta pode variar de acordo com a idade dos profissionais. Lendo algumas pesquisas, descobri que:


Ganhar bem não é a principal prioridade dos jovens quando eles pensam sobre os desejos que têm sobre sua vida profissional. Segundo pesquisa sobre os planos futuros de pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos, uma boa remuneração é a 4ª na lista de prioridades – atrás de trabalhar com o que se gosta, ter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e ser reconhecido pelo que faz;


Uma pesquisa realizada com 1.058 participantes (53% acima de 35 anos e 59% com nível superior) pela Pactive Consultoria, constatou que 89%, independente da faixa etária e nível de escolaridade, acreditam na frase “você pode obter sucesso profissional em qualquer área, basta esforço”.

Agora respondendo à pergunta:


O sucesso profissional é um conceito subjetivo. Reconhecimento no mercado, conforto financeiro, carro da empresa, viagens internacionais, “virar chefe”, ter o próprio negócio ou alcançar um cargo no alto escalão da empresa podem ser a medida do sucesso para algumas pessoas. Para outras, a ideia de sucesso profissional está ligada a ter mais tempo para a família, ter desafios intelectuais, ou até trabalhar menos. Independentemente do que você considera sucesso profissional, existem atitudes que podem ajudá-lo a trilhar o caminho para atingir e manter seus objetivos de carreira.


Algumas dica são primordiais para chegar lá no seu sucesso:


1. Autoconhecimento


Saiba quais são seus pontos fortes e que aspectos você precisa melhorar, tanto no âmbito profissional como no pessoal. Assim, você pode tirar partido de suas qualidades e ter uma visão clara do que precisa desenvolver ao longo da carreira


2. Objetivos Profissionais


Saber aonde você quer chegar é fundamental para alcançar o sucesso profissional. Defina metas de curto, médio e longo prazo e trabalhe para alcançá-las. Revise seus objetivos e metas periodicamente, corrija o rumo se for preciso.


3. Desenvolvimento Contínuo


Um profissional de sucesso está em constante desenvolvimento. Não pare de estudar, faça cursos relacionados aos seus objetivos profissionais e aproveite as oportunidades de treinamento oferecidas pela empresa. Seu desenvolvimento deve ser uma combinação de competências técnicas (na sua área de interesse) e comportamentais (negociação, liderança, gestão do tempo, resolução de conflitos etc.).


4. Comprometimento


Comprometimento significa dedicação e responsabilidade. Mantenha o foco na satisfação do cliente, na qualidade do seu serviço, no cumprimento das regras da empresa, na organização do seu espaço de trabalho e no respeito aos prazos estabelecidos.


5. Colaboração


O profissional que “esconde o jogo”, sonega informações e quer brilhar sozinho está em baixa no mercado. Por outro lado, pessoas que compartilham ideias e conhecimentos, contribuem para aprimorar processos e sabem trabalhar em equipe são cada vez mais valorizados.


6. Resiliência


A resiliência é a capacidade de superar obstáculos, resistir à pressão ou lidar com momentos de estresse sem se desequilibrar emocionalmente ou desanimar. Nas empresas, profissionais resilientes, que conseguem atravessar adversidades de forma madura e tranquila, são cada vez mais valorizados.


7. Confiança


A confiança em si mesmo não significa arrogância. Trata-se de ter clareza sobre suas capacidades, estar comprometido com seus objetivos, ter convicção de seus valores e segurança ao expor ideias e realizar uma atividade. A confiança é fundamental para sair da zona de conforto, inovar e assumir riscos calculados, características importantes e valorizadas pelo mercado.


8. Persistência


Uma trajetória de sucesso quase sempre inclui momentos de fracasso. Basta olhar para a história de grandes líderes da humanidade, inventores e artistas para perceber que muitos deles foram desacreditados, receberam críticas severas, ou erraram repetidas vezes até acertarem. Um profissional de sucesso sabe aprender com seus erros e não desistir facilmente dos seus objetivos.


9. Networking


Ter uma rede de contatos e alimentar esses relacionamentos contribui para a troca de conhecimentos, experiências, apoio e, porque não, indicações. É importante frequentar eventos de sua área de interesse e almoçar com seus colegas, mas também não esqueça de cultivar relacionamentos em outras esferas.


10. Ética


Postura ética e sucesso andam de mãos dadas. Um profissional ético respeita os limites de sua função, zela pelo patrimônio da organização, segue regras de conduta e contribui para o bom rendimento da equipe e da empresa, mantendo assim relações de qualidade com seus colegas e a confiança dos líderes.



Idealizadora do projeto social voltado para empregabilidade PlugaJObs e fundadora da empresa Recolokey Coach e Carreiras.

bottom of page