Como Dar um "UP" na Sua Carreira Sem Precisar Sair de Casa

Em meio a tanta modernidade, uma técnica milenar ainda é a melhor opção




Você já perdeu uma oportunidade de trabalho porque não possuía experiência?

Já se perguntou como conseguir a tal da experiência se ninguém lhe dá a primeira oportunidade?

Sente que está ficando para trás porque tem perdido boas oportunidades para pessoas mais preparadas que você?

Essa situação parece ser um beco sem saída, não é mesmo? Mas tem saída sim! 

Existem algumas estratégias fundamentais para você superar esse obstáculo e dar um "up na sua carreira!

Vivemos uma verdadeira contradição no mercado de trabalho brasileiro. Por um lado, temos milhões de desempregados e, por outro, milhares de empresas com vagas em aberto por falta de candidatos qualificados. Como resolver essa aparente contradição e aproveitar as melhores oportunidades?


Muitos candidatos reclamam que as empresas buscam profissionais com experiência, mas posso lhe afirmar que a falta de experiência é apenas a ponta do iceberg.

A dica para você se dar bem e conquistar a vaga dos seus sonhos é ter em mente que não basta o conhecimento que você obteve na escola. A sua maior preparação pode acontecer em sua própria casa, não na escola. Veja bem, a educação formal é importante, mas a sua atitude fala mais alto do que as suas notas.

Você precisa ter uma atitude de buscar conhecimento além da sala de aula. Quantos livros você leu no ano passado? Se você leu alguns, quantos deles estavam relacionados com a carreira que você deseja desenvolver?

Conheço pessoas com pós graduação que possuem vocabulário limitado e frequentemente comentem erros gramaticais elementares. Você acha que uma empresa vai contratar uma pessoa que possui conhecimentos limitados e que mal sabe falar e escrever corretamente? 

O mercado está cada vez mais exigente e busca profissionais bem preparados. Não se intimide com as estatísticas que apresentam números alarmantes de desempregados, sempre existirão ótimas vagas para profissionais qualificados que estão acima da média. Não se conforme em estar na média, não seja medíocre!

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média 1,85 livros por ano levando em conta a leitura de pelo menos três capítulos. A mesma pesquisa revela que em se tratando de leitura completa de um livro a média cai para 0,82 livros/ano, ou seja, em média o brasileiro não lê sequer um livro inteiro por ano.

Se excluirmos os livros didáticos de leitura obrigatória para os estudantes, o índice chega a 0,18 livros/ano, ou seja, fora da escola o brasileiro não lê quase nada.

Não é de se admirar que tenhamos um apagão de mão de obra qualificada!

Para concluir esse artigo, gostaria de convidar você para uma rápida reflexão: O seu corpo é o resultado em grande parte, dos alimentos que você ingere. O seu intelecto é o reflexo direto dos conteúdos que você consome (livros, teatro, cinema, música, TV, etc).

O que você está consumindo para ficar intelectualmente mais forte e superar seus concorrentes?

Não existe mágica. Quanto mais livros de qualidade você ler, mais vai se aperfeiçoar e mais oportunidades surgirão para você. Quem bebe na fonte, bebe água mais limpa. Pense nisso!

Cadastre o seu currículo conosco e descubra como o nosso Sistema de Recrutamento Inteligente vai ajudar você a encontrar a vaga que você tanto deseja.


Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais.


Obrigado e até o próximo artigo!


Hélio Morais

Consultor Empresarial



179 visualizações0 comentário