Recrutamento e Seleção: 3 dicas para atrair talentos




Os processos de recrutamento e seleção mudaram ao longo dos anos. Ficou no passado pensar que somente os recrutadores escolhem os candidatos. Agora, os candidatos também escolhem as empresas com a qual querem trabalhar.


Além disso, outros elementos tornaram ainda mais difícil para as empresas encontrar os talentos certos para ela:


A adaptação à cultura da empresa e a presença cada vez mais intensa da geração Z nos ambientes de trabalho.


É importante reforçar que uma má contratação acarretará custos, não só pelo desgaste no processo seletivo que poderá demorar semanas, como também devido a baixa produtividade, desmotivação e, consequente, demissão.


Diante disso, as empresas precisam ter uma estratégia de recrutamento e seleção efetiva para atrair os candidatos que realmente tenham o perfil ideal para a empresa/vaga ao qual esta se candidatando.


A seguir, temos 3 dias valiosas para melhorar o processo de recrutamento e seleção:


3 dicas para recrutamento e seleção

1. Use a estratégia de marketing para recrutamento e seleção


Uma estratégia de marketing não deve se limitar as metas relacionadas às vendas. A contrário, também devem abranger ações com objetivo de atrair talentos para a equipe da empresa.


Assim como em vendas, onde a estratégia é encantar seu cliente. Neste caso, o nosso cliente é o candidato e ele deve ter interesse em sua empresa, antes mesmo que ela possa ter algum alguma vaga disponível.


O marketing de recrutamento é uma tendência que os recrutadores, estão empregando para atrair e contratar candidatos talentosos.


Para se destacar entre as tantas empresas a procura de grandes talentos, você precisa promover melhor o seu processo de recrutamento e seleção.


2. Melhore a experiência do candidato


Uma experiência positiva do candidato durante o processo de recrutamento e seleção é fundamental para determinar se um candidato ingressará na sua empresa ou não.


67% dos funcionários decidem se aceitam um emprego (ou não) com base na sua experiência durante o processo de recrutamento e seleção.


Entre as dicas para fornecer uma boa experiência para o candidato durante o seu processo de recrutamento e seleção, estão:


  • Seja amigável em todas as suas interações com os candidatos.

  • Seja transparente e aberto sobre o processo.

  • Mantenha um canal de comunicação bidirecional aberto e esteja disponível para responder a quaisquer perguntas que um candidato possa ter durante ou após o processo.

  • Seja educado ao dispensar candidatos.


Mesmo que um candidato não aceite o cargo, ou seja, eliminado do processo seletivo por você, se a experiência foi boa, é provável que ele indique sua empresa para outros conhecidos.


3. Promova mudanças no processo seletivo


Está ficando cada vez mais difícil para as empresas encontrar e atrair o talento certo. Isso exige que você faça algumas mudanças positivas em seus processos de recrutamento e seleção.


A Lumini RH pode te ajudar a encontrar os melhores talentos para a sua empresa. O nosso processo de recrutamento e seleção é ágil, transparente e temos o objetivo de otimizar processos, tornando-os mais eficientes e trazendo melhores resultados para a organização.


Para entender como podemos fazer isso para o seu negócio, converse com a nossa equipe e saiba como conseguirmos reduzir em até 3 dias os processos de recrutamento e seleção.

15 visualizações0 comentário